Educação pela Arte ou Arte sem Educação?



Pensar que a pintura de uma criança pode ser corrigida é um erro. A correção existe, sim, mas processa-se no interior da criança, de acordo com a sua exigência pessoal. 

 

Orientar o trabalho artístico de uma criança é limitar a sua criatividade

 

É difícil acreditar que Pablo Picasso, Miró ou Van Gogh enquanto pintavam, tinham ao seu lado alguém a dizer “a relva é verde, o céu é azul e o sol é amarelo”. 

 

É difícil acreditar que Salvador Dali, Amadeo de Souza Cardoso ou Paul Cézanne tinham ao seu lado esse mesmo alguém a dizer "desenha uma casa. Agora faz um carro. Não te esqueças de fazer uma árvore!". 

 

É difícil acreditar que Paul Klee, Henri Matisse ou Wassily Kandnsky, para aprenderem realmente a pintar, tenham sentido a necessidade de colorir desenhos de casas, de carros e ursinhos, sempre com as mesmas cores, os mesmos lápis, as mesmas texturas...

 

 É difícil acreditar que a Educação pela Arte é tantas vezes desvalorizada na Educação de Infância. 

 

É difícil acreditar que nos contextos de educação se promove Educação sem Arte e Arte sem Educação.

 

Um Educador não é, nem nunca será, um Decorador. 





Um Educador de Infância!
Fábio Gonçalves

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