Educação pela Arte ou Arte sem Educação?
Pensar que a pintura de uma criança pode
ser corrigida é um erro. A correção existe, sim, mas processa-se no interior da
criança, de acordo com a sua exigência pessoal.
Orientar o trabalho artístico de uma criança é limitar a sua criatividade.
É difícil acreditar que Pablo Picasso, Miró ou Van Gogh enquanto pintavam, tinham ao seu lado alguém a dizer “a relva é verde, o céu é azul e o sol é amarelo”.
É difícil acreditar que Salvador Dali,
Amadeo de Souza Cardoso ou Paul Cézanne tinham ao seu lado esse mesmo alguém a
dizer "desenha uma casa. Agora faz um carro. Não te esqueças de fazer uma
árvore!".
É difícil acreditar que Paul Klee, Henri
Matisse ou Wassily Kandnsky, para aprenderem realmente a pintar, tenham sentido
a necessidade de colorir desenhos de casas, de carros e ursinhos, sempre com as
mesmas cores, os mesmos lápis, as mesmas texturas...
É difícil acreditar que a Educação pela Arte é tantas vezes desvalorizada na Educação de Infância.
É difícil acreditar que nos contextos de
educação se promove Educação sem Arte e Arte sem Educação.
Um Educador não é, nem nunca será, um
Decorador.
Fábio Gonçalves
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