A Educação de Infância não se resume à comemoração de datas!
A Educação de Infância não se resume à comemoração de datas.
O regresso às instituições educativas, sejam creches, jardins-de-infância
ou escolas, não aconteceram para que as crianças tivessem tempo para celebrar
as múltiplas festividades do calendário.
A vida numa creche ou jardim-de-infância vai muito além disto.
Depois de um confinamento, em que as crianças estiveram privadas de
socializar, de interagir, de crescer e viver em companhia, há que cuidar das
crianças.
Neste momento há muitas crianças inseguras, emocionalmente instáveis.
Enquanto educadores e professores, cabe-nos pensar na saúde mental das
crianças e no que elas realmente precisam neste momento.
Os Planos Anuais de Atividades podem esperar. A transformação da sala num
atelier de construção em série, pode esperar. Tudo pode esperar, menos as
verdadeiras necessidades das crianças.
Tudo pode esperar, menos o nosso olhar atento.
E se é para celebrar a primavera, que não seja a pintar e cortar flores em
50 tipos de papel.
Se é para celebrar a primavera, então que as crianças a possam sentir: pelo
olhar, pelos cheiros, pelas cores, pelo toque.
O tempo das crianças não é o tempo do educador.
Este é um tempo para parar, escutar e cuidar.
É um tempo para voltar, mas com calma, pensando sempre nas crianças.
Em todas e em cada
uma!
Um
Educador de Infância,
Fábio
Gonçalves
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