Carta aberta de um Educador de Infância: Quando as crianças me ralham!



Elas ralham-me.
Todos os dias, sem exceção, as crianças ralham-me.


Ralham-me quando não as ouço. E eu até gosto de as ouvir. Mas às vezes há coisas mais importantes para fazer ou papéis para preencher.


Ralham-me quando sugiro que se sentem com a entoação do verbo “mandar”.


Ralham-me quando não como os bolos de plasticina que meticulosa e delicadamente preparam para mim… porque, segundo eu próprio, os bolos fazem mal à barriga.


Ralham-me quando não me sento a ler-lhes uma história. Não, não é isso… histórias eu leio, todas as semanas, todos os dias… estou a falar daquelas histórias ouvidas ao colo… aconchegados no conforto e na simplicidade de uma biblioteca, ao som da melodia de um terno abraço. Ralham-me quando não lhes desperto aquele gosto pela leitura… aquele gosto que tão poucos reconhecem e tantos desconhecem!


Ralham-me quando lhes digo que sim, só porque sim e lhes digo que não, só porque não. Ralham-me quando não lhes explico ou lhes dou uma razão!


Ralham-me quando não lhes respondo aos porquês. De vez em quando lá lhes respondo… mas por norma falta-me a sensatez.


Ralham-me quando as garrafas têm de se transformar, obrigatoriamente, num boneco de neve… ou numa flor… ou numa árvore de natal.

Ralham-me quando vivemos a vida a partir de datas, festividades e comemorações. 


Ralham-me quando estou demasiado preocupado (e ocupado) com as suas dificuldades… em prol das formalidades!


Ralham-me quando me esqueço. Quando me esqueço de um “tudo”… que para mim não passa de um “nada”.


Ralham-me quando as resumo a três áreas: Formação, Expressão e Conhecimento… e me esqueço que são seres sociais que querem a oportunidade para comunicar com o mundo. Que fazem parte do mundo. 


Ralham-me quando faço questão de as transformar em marionetas para as minhas mãos e em fantoches para os meus dedos, quando não as ouço. 


Ralham-me quando as faço sentir que a vida delas no jardim-de-infância é “isto e apenas isto e não passa disto”. Quando até sei que a vida no jardim-de-infância pode ser tão melhor do que isto.


Ralham-me quando não as respeito da mesma forma como quero que me respeitem a mim.


Ralham-me quando só penso numa pedagogia que não tem como resultado a harmonia integral de cada uma delas.


Ralham-me sempre que lhes ralho, mesmo sem lhes ralhar.


Hoje apenas vos peço que continuem a ralhar-me (a ralhar-nos). Parece-me possível.


Ralhem-me... continuem a ralhar-me com o vosso silêncio.


E com isso façam-me crescer.
Façam-me ser melhor para vos dar o melhor.
Enquanto me ralham, consigo perceber o que posso melhorar!


Um Educador de Infância,
Fábio Gonçalves

Comentários

  1. Gosto muito. Porque cada palavra me dá um recado urgente e me faz refletir! Obrigada Fábio por mais um texto magnífico.

    ResponderEliminar
  2. De uma sensibilidade rara. Adorei 😘

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, muitas das vezes ignoramos não por mal, mas por falta de tempo, hoje e cada vez mais tento, prevaricar nas obrigações não inerentes a sala, e sabe tão bem.

    ResponderEliminar
  4. Com o passar do tempo ralham-nos cada vez mais e o passar do nosso tempo não pode ser razão nem desculpa para deixarmos de ouvir o silêncio das crianças que nos rodeiam e tão pouco da criança que vive dentro de nós e por vezes se deixa adormecer. 😘😘

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Carta aberta de uma criança a um Educador que faz a diferença

O natal, os enfeites e a intencionalidade educativa

QUADROS DE PRESENÇA, DO TEMPO E OUTROS QUE TAIS!