Brincar
Hoje comemora-se o dia internacional
do brincar e dei por mim a
refletir um pouco sobre aquilo que é, na minha perspetiva, o brincar na
educação de infância, mesmo que sinta que é tudo.
Acredito numa educação de infância que
valoriza o brincar e o assume como a vida da criança.
Um brincar livre e espontâneo.
Sem imposições e limitações.
Um brincar promotor da relação,
do crescimento, da comunicação e do desenvolvimento… um brincar que estimule a
criatividade, independentemente da idade.
Um brincar que não tem como
objetivo principal que as crianças aprendam as letras ou os números.
Acredito num brincar com fim
aberto. Aliás, se falamos verdadeiramente em brincar, nunca o poderemos fechar.
E quando observamos atentamente
(e com intencionalidade) o brincar das crianças, percebemos o quanto
aprendem... Talvez mais do que quando queremos que estejam a aprender.
Que as crianças continuem a ter
tempo para brincar.
Sempre.
Que tenhamos tempo para as
observar e, claro, brincar com elas.
E que nunca nos perguntem:
"porque é que estás a brincar?"
Um
Educador de Infância!
Fábio
Gonçalves
28 de maio de 2016
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