domingo, 1 de março de 2015

O que é ser Educador de Infância?


   Não é fácil ser Educador de Infância. E quem julga que ser Educador de Infância é brincar o dia todo…julga muito bem. Quer dizer, não é bem assim, mas o ideal seria que o Educador passasse o dia todo a brincar com as crianças. Não será a infância o tempo e espaço privilegiado para valorizar e incentivar o brincar por brincar? Acredito que seja.

    Ser Educador de Infância é ouvir o nosso nome ser chamado cerca de 1654 vezes por dia, gasto até à exaustão, sendo que em 500 dessas vezes nos chamam para assoar o nariz ou limpar o rabo – isto também é ser Educador de Infância. Em outras 300 vezes chamam-nos para apertar a bata. Ou tirar a bata para que as princesas possam desfilar com os seus vestidos reais pela passadeira da vida infantil. E ser Educador de Infância é ter a capacidade de responder às 1654 solicitações que as crianças nos fazem chegar diariamente. 

    Ser Educador de Infância é permitir que as crianças possam pintar um cão cor-de-rosa e um gato azul, uma árvore amarela e um ser humano cordeburroquandofoge. Ser Educador de Infância é dar o direito às crianças de contestarem: “Não quero pintar um ovo na Páscoa nem um coração no dia dos namorados”. Ser Educador de Infância é permitir que os artistas se possam expressar, livremente. É permitir que as crianças possam criar, e que as criações possam fruir naturalmente. Sem pressões.

    Ser Educador de Infância é permitir que o Natal seja quando as crianças quiserem. Literalmente quando quiserem.

    Ser Educador de Infância é ver as crianças sorrirem quando lhes possibilitamos brincar com terra ou andarem à chuva, mesmo que os pais muitas vezes não gostem nada disso (ohhhh). Às vezes os pais é que se zangam connosco. Mas elas gostam. E eu gosto quando elas me enchem o chão com terra, e as mesas, e as paredes…

    Ser Educador de Infância é ter a certeza que as crianças nos vão cobrar quando falhamos. Legitimamente vão cobrar. E quando oralmente proferimos palavras incorretas, elas corrigem. E vão se rir de nós. E rimo-nos todos.

    Ser Educador de Infância também tem coisas más. Eu é que já não me lembro. Mas por muito mau que tenha sido o nosso dia, por muito que nos tenham psicologicamente esgotado, não temos tempo nem espaço para guardar ressentimentos. E na hora da despedida, no final do dia, há sempre tempo para um beijo puro e um abraço sincero.

    Haverá melhor do que ter uma profissão onde temos o futuro do mundo nas nossas mãos? É por isso que, para sermos Educadores de Infância, temos de ser realmente boas pessoas.

    

Um Educador de Infância!
Fábio Gonçalves

18 comentários:

  1. Fantástico!!
    Foi escrito de <3 e sentido de <3 por quem é Educador(a) de Infância!! :D
    Grata*

    ResponderEliminar
  2. Lindíssima forma de pôr as coisas! Assino por baixo :-)

    ResponderEliminar
  3. ¡BRAVO!
    Preciosas palabras.
    Un saludo desde Madrid de parte de una futura educadora.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom! Concordo completamente! Exactamente o que sinto.
    (uma educadora de infância)

    ResponderEliminar
  5. Adorei, a forma implícita que demonstra que ser educador da infância é antes de tudo entender que a criança é um indivíduo que tem seu próprio mundo e que deve ser respeitada e amada e sem tantas intervenções

    ResponderEliminar
  6. Adorei, a forma implícita que demonstra que ser educador da infância é antes de tudo entender que a criança é um indivíduo que tem seu próprio mundo e que deve ser respeitada e amada e sem tantas intervenções

    ResponderEliminar
  7. A profissão mais linda do mundo. Ser criança, o educador é parte desse ser criança. Adorei o texto, muito bem escolhido.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Uma profissão de eleição principalmente para todos os que o fazem com gosto. Excelente artigo!

    ResponderEliminar
  10. Uma profissão de eleição principalmente para todos os que o fazem com gosto. Excelente artigo!

    ResponderEliminar
  11. Uma profissão de eleição principalmente para todos os que o fazem com gosto. Excelente artigo :)

    ResponderEliminar
  12. Muito bem escrito e ... sentido! Muito bom ...

    ResponderEliminar