JÁ SOMOS (MAIS DE) DEZ MIL!

 

A Educação não é, nem nunca poderá ser, uma viagem solitária. Enquanto educadores e professores, tudo aquilo que fazemos deve ter uma intencionalidade educativa. O nosso modo de fazer pedagógico não pode, nem deve acontecer só porque sim, ou porque sempre se fez assim. Não, tudo aquilo que fazemos com as crianças deve ter, antes de tudo, intenções. Aquilo que ao longo dos anos tenho procurado com os textos que publico diretamente nesta página ou a partir do blogue, é promover a reflexão dos profissionais em torno do seu modo de fazer, para que pensem nas suas práticas com as crianças e naquilo que podem melhorar, para que os contextos de acolhimento de crianças sejam pautados por cada vez maior qualidade. Todos podemos melhorar. Não há práticas perfeitas ou educadores perfeitos que fazem tudo bem. Por muito que pareça, não existem. Nem há contextos ideais. Como disse Paulo Freire, não nos tornarmos educadores de um dia para o outro. A prática e a reflexão da prática são fundamentais para a construção da nossa profissionalidade. É a disponibildiade para refletir e revisitar a nossa prática com as crianças que vai potenciar a mudança e a transformação daquilo que fazemos. Sei que muitos acabaram por refletir sobre o seu agir pedagógico a partir da leitura dos textos que partilho.

 

Que continuemos por aqui, disponíveis para refletir sobre os direitos das crianças, sobre a ineficácia da escolarização precoce, sobre o direito das crianças em participar e a ser reconhecida a sua agência... Continuemos a refletir sobre a liberdade criativa da criança e a dificuldade que temos em aceitar essa liberdade, que tantas vezes condicionamos com trabalhos tão orientados e diminuidores da capacidade criativa da criança; pelo direito a ter poder de decisão e o direito a dizer "não gosto". Que reflitamos continuamente sobre a importância de escutar e de dar voz.

 

E que depois de tanta reflexão, possamos melhorar!

Amanhã é um bom dia para começar!

Obrigado aos milhares que têm lido o blogue! (Caminhamos juntos rumo ao milhão de leituras?) A todos os que partilham os textos, os que comentam e refletem ou os que deixam o seu "like".

 

Obrigado a todos!

Apontamentos sobre Educação e Infância: Por uma infância com

+participação

+criatividade

+liberdade

+qualidade

+autonomia

+agência

+++...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carta aberta de uma criança a um Educador que faz a diferença

QUADROS DE PRESENÇA, DO TEMPO E OUTROS QUE TAIS!

O natal, os enfeites e a intencionalidade educativa